Normas éticas para prescrição do uso de terapias hormonais como esteroides androgênicos e anabolizantes

Alteração de nome negada? Saiba como recorrer e proteger seus direitos!
29 de abril de 2023
Unimed deverá custear cirurgia via robótica para beneficiário com câncer
29 de abril de 2023

Vedação do uso

Nos últimos anos, as sociedades médicas têm se preocupado com o uso indiscriminado de terapias hormonais, que acabam acarretando diversos problemas de saúde a longo prazo.

Nesse sentido, algumas se uniram para solicitar ao Conselho de Medicina que fosse regulamentado o uso de anabolizantes e substâncias similares, com finalidade estética, para ganho de massa muscular e/ou melhora do desempenho esportivo. O que foi acolhido pela entidade médica

Quem pode fazer uso desses hormônios?

Segundo a resolução, as terapias hormonais são indicadas apenas para casos de deficiência específica comprovada. Em adição a isso, a reposição hormonal deve gerar benefícios cientificamente comprovados ao portador da deficiência.

Quais os efeitos do uso inadequado?

O CFM destaca alguns dos inúmeros efeitos que o uso inadequado de tais hormônios pode acarretar, quais sejam: doenças cardiovasculares, doenças hepáticas, transtornos mentais e de comportamento, incluindo depressão e dependência, além de distúrbios endócrinos, como infertilidade, disfunção erétil e diminuição de libido.

Necessidade de autorização

Fica vedado ao médico prescrever hormônios que não possuam a devida comprovação científica. Além disso, permanece proibida a adoção experimental de terapias não liberadas para uso no país sem autorização da autoridade competente.

Essa restrição se estende à realização de cursos, eventos e publicidade que tratem de estimular ou fazer apologia a terapias androgênicas nos casos vedados pela resolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *